Revista alemã diz que EUA têm acesso a dados de usuário de smartphones

A revista alemã Der Spiegel afirmou no último domingo (9/9) que a NSA (Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos) tem acesso a dados de usuários de smartphones.

Atualizado em 09/09/2013 às 15:09, por Redação Portal IMPRENSA.

afirmou no último domingo (9/9) que a NSA (Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos) tem acesso a dados de usuários de smartphones. Uma das autoras da reportagem é Laura Poitras, uma cineasta norte-americana que conhece Edward Snowden e ajudou o jornalista do The Guardian , Glenn Greenwald, na matéria que revelou que os EUA espionam civis e outros países.
Segundo o veículo alemão, existem equipes na agência dedicadas apenas a decifrar medidas de proteção em iPhone, BlackBerry e dispositivos Android. Os dados coletados de smartphones pela NSA incluem contatos, registro de chamadas, tráfego de mensagens, notas e localização.
A publicação diz que os documentos não indicam que a agência está realizando uma operação de inteligência massiva aos usuários, mas essas técnicas são usadas para monitorar indivíduos específicos.