Reuters: jornalismo de UOL e TV Globo têm a preferência do público em suas categorias

A edição de 2017 de um relatório anual da Reuters, o Digital News Report, indica que o portal UOL é o mais acessado pelo público brasil

Atualizado em 05/07/2017 às 16:07, por Redação Portal IMPRENSA.

Reuters: jornalismo de UOL e TV Globo tem preferência do público em suas categorias

A edição de 2017 de um relatório anual da Reuters, o Digital News Report , indica que o portal UOL é o mais acessado pelo público brasileiro para o consumo de notícias online. O veículo de comunicação conta com a fatia de 47% dos usuários, enquanto o jornalismo da Rede Globo detém 60% da audiência dos meios tradicionais (TV, rádio e impresso).

Crédito:Reporudção

Além de ser dominante no espectro televisivo (apenas 36% do público acompanha o SBT, segundo colocado na análise), o Grupo Globo aparece em segundo lugar no levantamento de jornalismo online. O setor digital da empresa (que inclui o portal G1) recebe os cliques de 43% dos internautas interessados em notícias.


Quanto à análise qualitativa, a maioria dos usuários do UOL declarou que acessam o portal por causa de seu perfil de “diversão e entretenimento”, opção assinalada por 36% dos entrevistados. Outro ponto levantado pelo estudo é que apenas 22% dos internautas brasileiros pagam por conteúdo digital.


Com 57% do público, o Facebook segue em primeiro lugar no ranking das redes sociais onde mais circulam notícias, mas houve queda de 12% em relação ao relatório de 2016, variação que pode ser explicada pela implementação recente de ferramentas de paywall por parte dos veículos de comunicação. Já o WhatsApp subiu 7% nessa categoria e hoje é utilizado por 46% dos usuários a finalidade de compartilhamento de notícias.


Com relação à confiança do consumidor de jornalismo no Brasil, a parcela de pessoas que acreditam que a mídia é livre de influência política caiu de 36% para 30%, mas a taxa de confiança do público na imprensa ainda é de 60%.


O estudo pode ser acessado :


Saiba mais: