Réus nos assassinatos de Bruno Pereira e Dom Phillips serão levados a júri popular

A Justiça decidiu ontem que Amarildo Oliveira, Oseney de Oliveira (irmão de Amarildo) e Jefferson da Silva Lima sejam encaminhados a júri popular como acusados dos assassinatos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips.

Atualizado em 03/10/2023 às 17:10, por Redação Portal IMPRENSA.


Os três foram denunciados pelo Ministério Público Federal (MPF) como autores dos homicídios, que aconteceram em junho de 2022, na região da Terra Indígena Vale do Javari, no Amazonas. O crime ocorreu próximo à tríplice fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru. De acordo com a investigação, ele foi motivado pela atuação de Bruno contra a pesca ilegal na região. Crédito: Reprodução Globoplay Documento do jornalista Dom Phillips foi encontrado em área onde corpos foram ocultados A decisão de mandar os réus a júri popular foi tomada pelo juiz federal Wendelson Pereira Pessoa, da Vara Federal de Tabatinga (AM). Ele manteve a prisão preventiva dos acusados, que aguardarão o julgamento em penitenciárias federais de segurança máxima.
Para a Polícia Federal, o mandante dos assassinatos foi Ruben Dario da Silva Villar, que também é acusado de liderar uma organização criminosa de pesca ilegal.
Outros pescadores ilegais são investigados por terem ajudado na ocultação dos corpos e por participação na organização criminosa.