Retrospectiva 2014: Setembro, Outubro, Novembro e Dezembro

Setembro: Delação em pauta Na esteira da Operação Lava Jato, deflagrada em março, um dos principais envolvidos, o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa talvez tenha sido o nome mais citado durante o mês.

Atualizado em 08/12/2014 às 11:12, por Redação Portal IMPRENSA.

esteira da Operação Lava Jato, deflagrada em março, um dos principais envolvidos, o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa talvez tenha sido o nome mais citado durante o mês. Ele aceitou o acordo da delação premiada, que prevê a redução da pena ao réu que ajude a esclarecer outros crimes, e entregou os nomes de políticos e empresários que participavam do esquema de corrupção na estatal. As informações foram base de matérias diárias na imprensa, tornaram-se ponto central da investigação e tiveram destaque no final da corrida presidencial.
Assuntos que movimentaram a mídia • O site 4chan vaza fotos íntimas de diversas celebridades, entre elas a vencedora do Oscar Jennifer Lawrence (1/9)
• Jô Soares retoma as gravações após passar 22 dias internado se recuperando de uma infecção pulmonar (8/9)
• Orkut é encerrado após mais de dez anos de atividade (30/9)
Outubro: brasileiros vão às urnas Crédito:Marcelo Camargo/ AgBr Nas eleições, os brasileiros escolheram o presidente da República, governadores, senadores, deputados estaduais, deputados federais e distritais. O embate eleitoral pautou o noticiário. Destaque para a revista Veja, da editora Abril, que, em 24/10, publicou capa afirmando, baseado em depoimento de testemunha, que Dilma a Lula sabiam dos desvios na Petrobras. O PT tentou impedir a circulação da revista. A sede da editora foi suja e pichada por militantes e tanto a presidente quanto o ex-presidente prometeram processar a publicação.
Assuntos que movimentaram a mídia • Primeiro caso suspeito de ebola no Brasil é investigado. Exames dão negativo (9/10)
• Dilma Rousseff é reeleita para o 2º mandato de presidente do Brasil (26/10)
• O jornalista e escritor Zuenir Ventura é eleito imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL). Ele ocupará a Cadeira 32, que pertencia a Ariano Suassuna (30/10)
Novembro: voz da oposição Em seu primeiro discurso no plenário do Senado, após perder as eleições para a presidente Dilma Rousseff (PT), Aécio Neves (PSDB) afirmou que fará uma oposição “como nunca foi feita antes”, atuando nos próximos quatro anos para fiscalizar as ações do governo. Em sua fala, ele também criticou a campanha da adversária e as promessas já descumpridas. O tucano ressaltou ainda que sua candidatura não é mais de “um partido político”, mas do movimento dos insatisfeitos com o atual governo, e agradeceu seus cerca de 51 milhões de votos.
Assuntos que movimentaram a mídia • Manifestantes protestam na Avenida Paulista, em São Paulo, contra a reeleição de Dilma e o PT; alguns pedem impeachment e intervenção militar (1/11)
• Morre Brittany Maynard, 29, jovem com câncer no cérebro que planejou suicídio assistido (1/11)
• O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, condenado no processo do mensalão, deixa a prisão para cumprir o restante da pena de 7 anos e 11 meses em casa (4/11)
Dezembro: À espera de água Crédito:Divulgação/ Sabesp O último mês do ano começa igual a todos os de 2014: com a população e o governo esperando ansiosamente por uma ajudinha de São Pedro. A crise hídrica que atingiu fortemente a região Sudeste, principalmente São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, deixa uma série de preocupações para 2015, entre elas a falta d’água, a possibilidade de racionamento de energia e até mesmo o fantasma do apagão. Enquanto não chove o suficiente para estabilizar os reservatórios – que têm seus níveis encolhendo a cada dia –, a terra da garoa contará com água de reuso.