Retrospectiva 2014: Janeiro, Fevereiro, Março e Abril

Janeiro: Decapitações em Pedrinhas A região Nordeste foi assolada por uma crise no sistema prisional em São Luís (MA), motivando uma onda deviolência.

Atualizado em 08/12/2014 às 13:12, por Redação Portal IMPRENSA.

região Nordeste foi assolada por uma crise no sistema prisional em São Luís (MA), motivando uma onda de violência. Foram registrados incêndios a ônibus e o 9º Distrito Policial também foi alvo de bandidos, que atiraram contra o prédio. Os ataques foram orquestrados por presos ligados a facções criminosas, em retaliação a revistas e transferências feitas no Complexo Penitenciário de Pedrinhas. Na ocasião foram apreendidas armas e celulares. A medida foi tomada para conter a disputa entre os detentos, que mutilaram seus inimigos dentro das celas.
Assuntos que movimentaram a mídia • Em entrevista ao site de seus fãs, o cantor Morrissey afirma que não há diferença entre comer carne e ser pedófilo. "Os dois são estupro, violência, assassinato" (5/1)
• Morre Nelson Ned, cantor e compositor brasileiro, aos 66 anos (5/1)
• A dissertação de mestrado de Simoni Renée Guerreiro Dias defende que o ditador Adolf Hitler fugiu para o Brasil após a 2º Guerra Mundial (23/1)
Crédito:Tânia Rêgo/ AgBr Fevereiro: Imprensa na mira da violência Durante a cobertura de uma manifestação contra o aumento da passagem de ônibus no Rio de Janeiro, no dia 6 de fevereiro, o cinegrafista da Band, Santiago Andrade, foi atingido na cabeça por um rojão. O profissional registrava o confronto entre manifestantes e policiais. Andrade sofreu afundamento do crânio e ficou em coma induzido por quatro dias até que foi anunciada a morte cerebral. Com o apoio das imagens de fotógrafos, cinegrafistas e câmeras de vigilância, Fábio Raposo e Caio Silva de Souza foram identificados como responsáveis pelo crime.
Assuntos que movimentaram a mídia • Morre o cineasta Eduardo Coutinho, considerado um dos mais importantes documentaristas brasileiros (2/2)
• Facebook anuncia a compra do WhatsApp por 16 bilhões de dólares (19/2)
• Contrária ao então governo provisório da Ucrânia, a Rússia envia soldados à região da Crimeia para proteger os russos que vivem no país (28/2)
Março: Desastre nas alturas Algumas horas após sua decolagem, no dia 8 de março, um Boeing 777 da companhia Malaysia Airlines desapareceu com 239 pessoas a bordo, entre passageiros e tripulantes. O voo MH370 faria a rota Kuala Lumpur - Pequim, mas no meio do caminho entre a Malásia e o Vietnã, a aeronave mudou de rota, e os sistemas de comunicação foram desativados "deliberadamente", informaram as autoridades malaias. Pouco tempo antes do anúncio, os familiares receberam mensagens de SMS informando que não houve sobreviventes no acidente.
Assuntos que movimentaram a mídia • “12 anos de escravidão” ganha o prêmio de “Melhor Filme” na 86° edição do Oscar (2/3)
• Morre o ator Paulo Goulart (13/3)
• Em referendo na Crimeia, a população vota a favor da "independência" da Ucrânia, pedindo anexação de seu território à Rússia (17/3)
Crédito:Reprodução/ Instagram Abril: #SomosTodosMacacos Após um torcedor do time espanhol Villarreal jogar uma banana em campo, em referência racista ao jogador Daniel Alves, no dia 27 de abril, o lateral direito do Barcelona resolveu comer a fruta em ato de repúdio. A atitude foi o início de uma campanha de seu colega de time, Neymar, que postou nas redes sociais uma selfie com seu filho segurando uma banana de pelúcia. A foto veio com a hashtag “somostodosmacacos”. A campanha contra o racismo ganhou repercussão mundial com o apoio de diversas celebridades.
Assuntos que movimentaram a mídia • O Papa Francisco declara o Padre José de Anchieta como santo, sendo agora chamado de São José de Anchieta (3/4)
• Morre no Rio de Janeiro o ator José Wilker (5/4)
• O Senado Federal do Brasil aprova o projeto de lei que institui o Marco Civil da Internet (22/4)