Repórteres sem Fronteiras comemoram libertação de cinegrafista em Guantánamo
Repórteres sem Fronteiras comemoram libertação de cinegrafista em Guantánamo
Na última quinta-feira (01/05), o cinegrafista Sami al-Hajj, da televisão catariana Al Jazeera, preso desde junho de 2002 no centro de detenção americano de Guantánamo (Cuba), foi libertado junto de um marroquino e outros dois sudaneses. Sami chegou na madrugada desta sexta-feira (02/05) à Cartum, capital do Sudão.
Em vista da libertação, a organização Repórteres sem Fronteiras emitiu comunicado, no qual comemora a soltura. "Nossos primeiros pensamentos estão com a família de Sami al-Hajj, que conhecemos em Cartum, Sudão", declarou. "Sami al-Hajj nunca deveria ter ficado retido durante tanto tempo. As autoridades americanas nunca provaram que ele esteve envolvido em alguma atividade criminal", destacou o texto.
Al-Hajj foi detido por forças paquistaneses em dezembro de 2001 e entregue, um mês depois, ao Exército dos EUA, que o transferiu para Guantánamo em junho de 2002. O cinegrafista foi acusado de entrevistar secretamente Osama bin Laden, transferir armas para a Al Qaeda e de administrar um portal islamita na Internet.
Com informações da Efe
Leia mais
-
-






