Repórter premiada do Washington Post admite plágio e desculpa-se em nota oficial

Repórter premiada do Washington Post admite plágio e desculpa-se em nota oficial

Atualizado em 17/03/2011 às 11:03, por Redação Portal IMPRENSA.

Repórter premiada do Washington Post admite plágio e desculpa-se em nota oficial

Uma nota publicada nesta quarta-feira (16), no The Washington Post, pede desculpas ao jornal The Arizona Republic por ter reproduzido conteúdo do jornal sem devida atribuição à fonte, segundo o New York Times . A nota do editor diz que o artigo da repórter Sari Horwitz "continha material substancial que foi emprestado e duplicado sem atribuição ao jornal ' The Arizona Republic'"
O Arizona Republic identificou "grandes similaridades" entre os artigos de Horwitz e Dennis Wagner do Arizona , que tratavam de Jared Lee Loughner, o suspeito de ser o atirador que cometeu um atentado contra a congressista Gabrielle Giffords durante um comício em Tucson, no Arizona.
O editor do Arizona Republic , Randy Lovely, entrou em contato com o editor e o ombudsman do Washington Post explicando situação. Segundo ele, a estrutura dos dois artigos eram muito parecidas e o de Horwitz continha material de "10 dos 12 parágrafos" do artigo de Wagner.
"Eu acho que foi uma situação infeliz, e eu tenho grande respeito pelo The Post ", disse Lovely, "Certamente é uma situação muito complicada quando um repórter viola uma premissa básica de nossa profissão."
A reporter Sári Horwitz,responsável pelo plágio, tem 30 anos de carreira no Washington Post e já recebeu dois prêmios Pulitzer. Ela se desculpou ao Arizona Republic , reconhecendo ser um erro "indesculpável" e que ela cometeu um dos "pecados cardinais do jornalismo", mas atribuiu o plágio à "pressão do fechamento".
Uma representante do The Post não informou qual medida será tomada em relação a reporter mas disse que será "imediata, severa e apropriada"



Leia Mais