Repórter paquistanês é premiado pela AFP

Repórter paquistanês é premiado pela AFP

Atualizado em 20/06/2008 às 11:06, por Redação Portal IMPRENSA.

O jornalista paquistanês Mushtaq Yusufzai, de 32 anos, ferido pelos talibãs e preso pelas forças de segurança enquanto exercia a profissão, venceu o primeiro prêmio Kate Webb de jornalismo instituído pela Agência France-Presse (AFP).

Yusufzai trabalha na zona tribal paquistanesa, que faz fronteira com o Afeganistão, refúgio dos militantes da Al-Qaeda, e recebeu o prêmio por suas reportagens, análises e blogs a respeito da complexa e perigosa região.

Ao receber o prêmio no Clube dos Correspondentes Estrangeiros em Hong Kong, na noite da última quarta-feira (18), o repórter disse que era difícil trabalhar de modo independente nas zonas tribais devido à violência na área."Já mataram vários jornalistas", afirmou ele que, mesmo correndo riscos, defende o jornalismo na região porque "precisamos de histórias".

Com o dinheiro do prêmio (8.000 dólares) Yusufzai pretende viajar a Grã-Bretanha e aos Estados Unidos para investigar informações que apontam que grupos radicais islâmicos, baseados em países ocidentais, estão enviando militantes para as zonas tribais.

A AFP criou o prêmio anual em homenagem a Kate Webb, uma das mais importantes correspondentes internacionais a nível mundial que faleceu de câncer em maio de 2007, aos 64 anos.

Com informações da AFP

Leia mais