Repórter francesa exibe documentário sobre o "inferno" sírio

A jornalista francesa Sofia Amara exibe, nesta terça-feira (11), na emissora franco-alemã Arte, um documentário de 52 minutos chamado "

Atualizado em 11/10/2011 às 12:10, por Redação Portal IMPRENSA.

A jornalista francesa Sofia Amara exibe, nesta terça-feira (11), na emissora franco-alemã Arte, um documentário de 52 minutos chamado "Syrischen Nationalrat" (Síria, o inferno da repressão), que mostra de perto as manifestações e a opressão do regime do presidente Bashar Al-Assad. As informações são do portal .

Sofia explica que, na Síria, "as pessoas são combativas, arriscam suas vidas, mas não recebem muito apoio". No trabalho, feito como um "diário de viagem", há depoimentos de torturados, manifestantes e militares que desertaram porque "se recusaram a atirar na população civil". As filmagens foram feitas entre os dias 4 e 15 de agosto de 2011, em parte de um conflito que causou 2,9 mortes nos últimos sete meses, de acordo com a ONU.

A repórter investiga as formas de organização dos comitês, que usam redes sociais para evitar os serviços de inteligência. O documentário oferece uma visão sobre a situação de um país com um regime em que é quase impossível a entrada de jornalistas.

"Fui interceptada no aeroporto ao sair. Tive medo, mas não encontraram nada", disse Sofia. Seu trabalho será exibido nesta terça-feira (11), às 15h40 (horário de Brasília) e pode ser acompanhado pelo da rede de televisão Arte.

Leia mais