Repórter francês é libertado na Somália após dez dias de sequestro

Repórter francês é libertado na Somália após dez dias de sequestro

Atualizado em 27/12/2007 às 12:12, por Redação Portal IMPRENSA.

Na última quarta-feira (26), foi libertado o operador de câmera Gwenlaouen Le Gouil, sequestrado há dez dias numa aldeia na região semi-autônoma de Puntland, na Somália.

A notícia foi dada por Omar Faruk Osman, secretário-geral do Sindicato Nacional dos Jornalistas da Somália, segundo o qual "Le Gouil foi recuperado por chefes tradicionais a meio caminho de onde fora apanhado pelo grupo armado".

A organização Repórteres Sem Fronteira (RSF) saudou o trabalho de diplomacia francesa que tornou possível a libertação do repórter e assinalou que o episódio mostra que a região de Puntland se tornou "um terrritório de caça para grupos de sequestradores que fazem raptos e da piratatia um negócio".

"Jornalistas e outros profissionais de mídia que tenham de trabalhar na região devem ter cuidado extra e adotar as devidas medidas de segurança", acrescentou a RSF.

De acordo com informações do site português Jornalisas Online, Le Gouil, que trabalha como freelance para o canal Arte, foi sequestrado por uma milícia com cerca de cem homens em Maarero, uam aldeia na região montanhoa perto de Bosasso, o principal porto de Puntland.

Os responsáveis pelo rapto, que exigiam um resgate para libertar o repórter de imagem, são especialistas em tráfico de pessoas da Arábia Saudita através do Iêmen. A região também é usada para tráfico de armas, sendo ambas atividades praticadas por gangues protegidas por milícias.

Leia mais