Repórter de veículo opositor ao governo é ameaçado de morte na Nicaraguá
Repórter de veículo opositor ao governo é ameaçado de morte na Nicaraguá
O jornalista investigativo Luis Galeano, do jornal nicaragüense El Nuevo Diário , denunciou às autoridades policiais, na última terça-feira (22), o recebimento de ameaças via telefone e por escrito. Segundo as mensagens o repórter teria somente 72 horas de vida.
Segundo Galeano as ameaças estão relacionadas à cobertura que ele vem fazendo sobre a suposta apropriação indébita do presidente do Conselho Supremo Eleitoral, Roberto Rivas. O El Nuevo Diário está entre os três principais jornais do país e é considerado de oposição ao governo.
Em janeiro Galeano já havia recebido ameaças após publicar matérias sobre casos de corrupção no governo do presidente Daniel Ortega. De acordo com o repórter a imprensa do país vive sérios problemas de liberdade. "Acreditamos que, no dia em que o medo atingir editores de jornais, TVs e rádios, a democracia estará em apuros".
O Centro Nicaragüense de Direitos Humanos (Cenidh), por meio de sua presidente, Vilma Núñez, afirmou que a tentativa de intimidação é algo "sério à liberdade de expressão" e anunciou que tomará medidas cautelares na Comissão Interamericana de Direitos Humanos.
Leia mais






