Repórter da "Fórum" teria sido intimidado por redator-chefe de "Veja SP" após críticas a texto

Texto da Fórum faz contraponto da reportagem de capa da revista da editora Abril

Atualizado em 28/11/2014 às 09:11, por Redação Portal IMPRENSA.

Na última quinta-feira (27/11), o jornalista Renato Rovai, editor da Fórum , publicou em seu blog um texto relatando que o redator-chefe da VejaSP , Sergio Ruiz, teria tentado intimidar um dos repórteres da publicação ao questionar a matéria que faz contraponto à reportagem de capa da revista da editora Abril do último sábado (22/11), que traz o perfil de uma ex-modelo dependente química na Cracolândia. Crédito:Reprodução Capa de VejaSP que gerou a matéria crítica

A matéria em questão, intitulada "Dos rostos da Cracolândia, a Veja só enxerga um: o branco", foi publicada também no , escrita e apurada pelo repórter Ivan Longo, e traz como fontes a militante do movimento negro Luzia Souza e o psiquiatra Dartiu Xavier, que falaram sobre a abordagem usada pela VejaSP .
Segundo Rovai, o redator-chefe telefonou para a publicação na última quarta-feira (26/11) e iniciou a ligação de modo "pouco gentil": “Há quanto tempo você trabalha aí na Fórum? É formado em jornalismo?”, questionou. O repórter, ainda segundo Rovai, apenas respondeu o que foi solicitado e deixou o representante da revista falar.
“Você sabe com quem está falando, né? Sou redator-chefe da Veja São Paulo ”, teria continuado Ruiz, perguntando o motivo pelo qual a Fórum e o SPressoSP não procuraram a publicação, uma vez que queriam tecer críticas à reportagem.
O redator da Veja SP teria questionado o texto da Fórum em diversos momentos durante a ligação. O repórter, então, propôs que ele fizesse uma nota para esclarecer qualquer informação. A sugestão foi recusada por Ruiz que teria dito "ser um papo informal, entre colegas".
A Fórum pontua que trata o tema da Cracolândia sob um ponto de vista que "foge à narrativa criminalizadora da mídia tradicional" e a proximidade com a pauta fez com que fizesse um contraponto para promover um debate sobre o tema.
"Fica o aviso ao redator-chefe da publicação da Abril: não vai ter mais “papo informal” sobre as nossas práticas jornalísticas, mas se quiser fazer um debate público sobre o tema, estamos à disposição", finaliza Rovai.
Procurada por IMPRENSA, a VejaSP ainda não se pronunciou sobre o caso.

Leia também