Repórter da AFPTV ganha prêmio britânico por cobertura da guerra na Síria

O jornalista Zein Al-Rifai, colaborador sírio da AFPTV, seção de vídeo da Agência de Notícias France-Presse (AFP), recebeu na última quarta-feira (18/11) o prêmio britânico da fundação Rory Peck, que apoia profissionais freelancers do mundo inteiro.

Atualizado em 19/11/2015 às 13:11, por Redação Portal IMPRENSA.

da AFPTV, seção de vídeo da Agência de Notícias France-Presse (AFP), recebeu na última quarta-feira (18/11) o prêmio britânico da fundação Rory Peck, que apoia profissionais freelancers do mundo inteiro.
Crédito:Reprodução Jornalista atua como freelancer mostrando o dia a dia em Aleppo
De acordo com a AFP, o repórter de 28 anos que militou contra o ditador Bashar al-Assad, não conseguiu ser agraciado pessoalmente, pois não obteve visto para ir ao Reino Unido. Ele se dedicou a documentar o dia a dia da população da cidade de Aleppo, que está sob o controle dos rebeldes.
"Dado que a maioria da imprensa internacional já não envia repórteres para as zonas em guerra da Síria por razões de segurança, é incalculável o valor do papel que jornalistas 'freelancers' como Zein Given têm, ao levar para o mundo a realidade da tragédia síria", disse a diretora global de notícias da AFP, Michèle Léridon.
Em agosto deste ano, Al-Rifai chegou a ficar ferido enquanto cobria os combates na cidade, uma das mais atacadas ao longo dos quatro anos da guerra civil que assola o país árabe.