Repórter ameaçada na Colômbia tem visto negado para o Reino Unido

Repórter ameaçada na Colômbia tem visto negado para o Reino Unido

Atualizado em 14/09/2010 às 15:09, por Redação Portal IMPRENSA.

A jornalista colombiana Claudia Duque teve seu pedido de visto negado para entrar no Reino Unido. Repórter investigativa e ameaçada de morte em seu país, Duque faria uma palestra no Sindicato Nacional dos Jornalistas (NUJ) sobre sua experiência em reportagens tratando de direitos humanos, informou o site jounalism.co.uk.

O Sindicato britânico e a Federação Internacional de Jornalistas (IFJ) condenaram a decisão do governo e pediram o recuo na decisão.

Recentemente, outro jornalista colombiano, Hollman Morris, teve o visto negado para os Estados Unidos, onde participaria de programa na Universidade de Harvard. Na ocasião, a pressão da sociedade civil permitiu sua entrada no país pelo governo.

Sobre o caso de Duque, o secretário-geral do IFJ, Aidan White, afirmou que "num momento em que a comunidade internacional deveria enfrentar a impunidade e as violações aos direitos dos jornalistas, é espantoso que as autoridades do Reino Unido estejam fechando as portas para uma das jornalistas de maior destaque na Colômbia, cujo trabalho é uma inspiração na luta pela democracia e os direitos humanos".

Leia mais

-

-