Reportagem do NYT menciona censura ao Estadão

Reportagem do NYT menciona censura ao Estadão

Atualizado em 31/08/2009 às 10:08, por Redação Portal IMPRENSA.

Reportagem do NYT menciona censura ao Estadão

Nesta segunda-feira (31), o jornal norte-americano The New York Times ( NYT ) aborda a censura ao jornal O Estado de S.Paulo em reportagem sobre liberdade de expressão na América Latina. No texto, o veículo cita que a decisão do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJ-DF) representa um retrocesso na liberdade de imprensa dos jornalistas latino-americanos.

Por decisão judicial, desde o dia 31 de julho o jornal O Estado de S.Paulo está proibido de veicular informações sobre a "Operação Boi Barrica", que apura supostas irregularidades cometidas pelo empresário Fernando Sarney, filho do senador José Sarney (PMDB-AP).

O texto, intitulado "Jornalistas latino-americanos enfrentam nova oposição", é de autoria de Alexei Barrionuevo e cita ainda o cerco à imprensa na Venezuela, como exemplo de que líderes da América Latina têm restringido a cobertura diária noticiosa. A reportagem traz entrevista com o diretor de Conteúdo do Grupo Estado, Ricardo Gandour, em que o executivo ressalta o interesse público das informações vetadas pela justiça.

"As gravações mostram um senador com seu filho e parentes próximos negociando empregos e benefícios como se o Senado fosse uma empresa privada, uma propriedade da família", disse Gandour ao NYT .

Segundo o jornal norte-americano, o veto ao jornal O Estado de S.Paulo é apenas um dos exemplos de cerceamento à liberdade de imprensa e expressão no Brasil.

Leia Mais

-