Reportagem da New Yorker vira monólogo em Israel

Jornalista dos EUA leva histórias da faixa de Gaza para o teatro

Atualizado em 31/05/2011 às 10:05, por Redação Portal IMPRENSA.

31/05/2011 - O jornalista estadunidense , 63, apresentou no último final de semana, na cidade israelense de Tel Aviv, o monólogo "The Human Scale" ("A Balança Humana" - em tradução livre do inglês). Espetáculo originado da reportagem escrita por Wright em 2009, na revista . A matéria trata da faixa de Gaza e o conflito palestino-israelense.

Ao jornal , o jornalista afirmou que ficou surpreso com a reação calorosa e a gratidão demonstrada pela plateia. O espetáculo de 90 minutos leva o espectador pelos bastidores da guerra entre israelenses e palestinos, auxiliado por imagens em telões sobrepostas ao fundo do palco.
É a segunda vez que o jornalista atua no teatro. Ele já havia participado de outro monólogo baseado nos relatos do livro que escreveu sobre as origens da rede terrorista Al Qaeda e os atentados ao World Trade Center em setembro de 2001, "O Vulto das Torres", premiado pelo em 2007.
Wright atua como repórter da New Yorker desde 1992, já escreveu seis livros e dois roteiros para cinema. Entre eles, Nova York Sitiada.