Reportagem da Globo sobre voos no Brasil é criticada pelo Comando da Aeronáutica

Uma reportagem sobre voos no Brasil veiculada nos programas jornalísticos Fantástico e Bom Dia Brasil foram criticadas pela Aeronáutica.

Atualizado em 09/08/2011 às 18:08, por Redação Portal IMPRENSA.

Uma reportagem sobre voos no Brasil veiculada nos programas jornalísticos "Fantástico" do último domingo (7) e "Bom Dia Brasil" de segunda-feira (8), ambos da Rede Globo, foi duramente criticada pelo Comando da Aeronáutica em nota oficial da entidade. Segundo a instituição, a matéria dá respaldo para que o público acredite que voar em céus brasileiros não é seguro.
Em uma análise extensa, na qual diversos erros cometidos na abordagem do tema pela televisão são retratados, se destaca a diferença entre o avião de pequeno porte em que o jornalista embarcou e os aviões comerciais; o espanto do profissional ao ver outras aeronaves próximos ao dele, o que é normal em grandes cidades; e a altitude do voo da reportagem, bastante inferior a de voos normais. Estes e outros aspectos denotariam um "traço sensacionalista e sem conteúdo informativo" da matéria.
Como forma de defesa, o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica divulgou o , no qual consta dados sobre a segurança do transporte aéreo no Brasil. Por fim, a entidade ressalta que "este Centro reitera que a questão da segurança do tráfego aéreo no país exige um tratamento responsável, sem emoção e desvinculado de interesses particulares, pessoais ou políticos".

O Portal IMPRENSA entrou em contato com a Central Globo de Comunicação e aguarda posicionamento da emissora quanto às críticas.

Com informações do site .

Leia mais

- - -