Relógio inteligente da Apple cria era do "jornalismo de olhar", afirmam analistas

Os jornalistas vão ganhar um novo aliado no campo da tecnologia para se conectar com o público. A tendência do relógio inteligente da Apple,

Atualizado em 22/04/2015 às 13:04, por Redação Portal IMPRENSA.

Os jornalistas vão ganhar um novo aliado no campo da tecnologia para se conectar com o público. A tendência do relógio inteligente da , que estará à venda em nove países a partir da próxima sexta-feira (24/4), já é chamada pelos americanos de "jornalismo de olhar" ou de "olhada".
O The New York Times afirma que o aplicativo trará "uma nova forma de contar histórias". Nele, se um título atrai a atenção do usuário, será possível transferi-lo para seu iPhone ou iPad para obter mais detalhes. Crédito:Divulgação Gadget promete inaugurar nova forma para o consumo de notícia De olho na oportunidade, o portal Yahoo anunciou que terá quatro aplicativos para o device , incluindo um resumo das notícias que serão atualizadas de hora em hora com "micro-resumos" dos fatos mais importantes. A CNN e a Rádio Pública Nacional (NPR) também já anunciaram os aplicativos para o Apple Watch.
Os analistas avaliam que a nova tecnologia fará com que as pessoas se acostumem, cada vez mais, a consumirem "micro-notícias". "Estamos prestes a entrar na era do 'jornalismo de olhar'", ponderou Mario Garcia, da consultoria especializada Garcia Media e membro do Instituto Poynter para Estudos de Mídia.

"É mais difícil conseguir tirar um iPhone do bolso ou de uma bolsa em meio à confusão do metrô de Nova York do que dar uma olhada para o relógio (...). Por isso, prevejo que daremos muitos olhares e leremos as chamadas sedutoras que nos farão decidir se queremos continuar ou não a leitura", acrescentou.
O professor de jornalismo móvel da Universidade do Sul da Califórnia, Robert Hernandez, disse que, para as redações, "será uma nova oportunidade de se tornar parte do corpo de uma pessoa", avalia. "Quando o Twitter surgiu", continuou o especialista, "as pessoas diziam que não seria possível fazer jornalismo com 140 caracteres, mas agora a rede tornou-se uma ferramenta essencial".
Gilles Raymond, fundador e executivo-chefe do aplicativo News Republic, acredita que o relógio será um importante meio de informação. "Quando há notícias de última hora, você quer acessá-las imediatamente. O relógio é a ferramenta perfeita para isso", opina. Para ele, a imprensa terá de explorar uma nova forma de construir uma relação com os leitores.