Relatório particular de Protógenes acusa imprensa de favorecer Daniel Dantas
Relatório particular de Protógenes acusa imprensa de favorecer Daniel Dantas
O delegado Protógenes Queiroz, responsável pela Operação Satiagraha, produziu um documento de 30 páginas, em que denuncia o envolvimento da imprensa brasileira no apoio ao banqueiro Daniel Dantas, do Grupo Opportunity.
O material, divulgado com exclusividade pelo site Consultor Jurídico, foi apreendido pela Polícia Federal (PF) por ter sido feito sem autorização legal, e menciona revistas como Piauí , IstoÉ e o jornal Folha de S.Paulo em supostas "parcialidades" no conteúdo editorial. Segundo Protógenes, os veículos teriam produzido "reportagens que refletem o interesse de determinados grupos econômicos", em referência ao banco Opportunity e à Brasil Telecom.
O material de Queiroz se baseia em análises de artigos, editoriais, reportagens e colunas publicadas desde 2007, período em que eclodiu a Operação Satiagraha, que determinou as prisões de Daniel Dantas, do ex-prefeito Celso Pitta e o investidor financeiro Naji Nahas.
O delegado transcreve, em determinado trecho do documento, a reportagem "Os Vencedores da Telefonia", publicada em 16 de janeiro de 2008 na revista IstoÉ . Segundo menciona Queiroz, o texto faz referencia a Daniel Dantas apenas como um dos acionistas da Brasil Telecom, e não, segundo ele, como personagem determinante na fusão da empresa com a OI.
Em outro trecho do material, o delegado da Satiagraha aborda a matéria "Justiça pede dados sobre Telecom Itália", veiculada em 13 de dezembro de 2006, na Folha de S.Paulo . Queiroz afirma que o texto "curiosamente não aprofunda o aspecto da investigação que vem sendo desenvolvida na Itália, o qual trata do pagamento de propina a políticos pela Telecom Itália", em alusão à disputa da empresa européia com o Opportunity, de Dantas, pelo controle da Brasil Telecom.
Já a revista Piauí é questionada pelo delegado por, em reportagem extensa, ressaltar a trajetória profissional do banqueiro do Opportunity, com enfoque à "inteligência e sagacidade" do empresário e não abordar com destaque seu suposto envolvimento irregular em mega transações financeiras. De acordo com Queiroz, "curiosamente a VideoFilmes, instituição de propriedade de um dos sócios da Piauí recebeu aportes financeiros da Brasil Telecom, na época em que esta era gerida por Dantas".
A Operação Satiagraha teve seu estopim em meados de 2007, com as prisões do empresário Daniel Dantas, do ex-prefeito Celso Pitta e do investidor Naji Nahas. A Polícia Federal, órgão responsável pelo caso, investiga a participação dos suspeitos em ações de desvio de recursos públicos, lavagem de dinheiro e evasão de divisas em negociações financeiras.
Clique e leia a íntegra do relatório.
Leia Mais
-






