Relatório fala sobre abusos cometidos contra jornalistas na América Latina

Relatório fala sobre abusos cometidos contra jornalistas na América Latina

Atualizado em 15/02/2011 às 12:02, por Redação Portal IMPRENSA.

Hoje (15), em São Paulo , foi divulgado pelo Comitê de Proteção a Jornalistas (CPJ) o relatório Ataques à Imprensa em 2010, sobre os riscos da profissão e ameaças à liberdade de expressão na América Latina.

O relatório foi apresentado por Carlos Lauria, jornalista argentino que vive em Nova York. O evento foi organizado conjuntamente pela CPJ e pela Associação de Jornalismo Investigativo (Abraji).

Em um dos capítulos expostos há um aprofundamento na censura imposta ao jornal O Estado de S. Paulo , impedido de falar a respeito da operação Boi Barrica. O relatório da AL faz parte de um relatório global que contém mais de 400 páginas e no qual consta as dificuldades enfrentadas por jornalistas em países como México, Argentina, Honduras e Brasil. Lauria diz, para O Estado de S. Paulo , que estes países vivem "momentos difíceis" quando se trata de imprensa.

Há também no relatório críticas à OEA e à Unesco, que de acordo com o documento tem atuação fraca no combate aos abusos praticados contra jornalistas na América, como a obstrução da informação devido a interesses políticos.

Algumas das informações que o relatório divulga,além da análise de casos específicos, são:

5 jornalistas foram mortos desde Janeiro deste ano

145 estão presos sem informação sobre o desfecho do caso

60% dos mortos desde 1992 apuravam fatos relacionados à política



Leia Mais