Relatora da CIDH afirma que intolerância do governo Chávez silencia jornalistas

Relatora da CIDH afirma que intolerância do governo Chávez silencia jornalistas

Atualizado em 16/06/2010 às 10:06, por Redação Portal IMPRENSA.

Catalina Botero, relatora especial para a Liberdade de Expressão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), declarou que o governo de Hugo Chávez é intolerante às críticas que recebe da oposição venezuelana, e que isso reflete na maneira como usa o código penal para silenciar jornalistas.

Em entrevista para o jornal Folha de S. Paulo , Catalina disse que não recebeu resposta sobre a nota divulgada pela CIDH, em que repudia a ordem de prisão emitida pelo governo ao dono da rede de TV Globovisión, Guillermo Zuloaga, e à condenação a três anos de prisão de um jornalista na Venezuela.

Para Catalina, o uso inadequado das ferramentas jurídicas pelo governo de Chávez "constituem importantes debilidades à democracia venezuelana e comprometem de modo sensível o direito de liberdade de expressão."

A relatora lembra que não é rara a aplicação do direito penal para silenciar jornalistas ou políticos de oposição. "Parece que as autoridades se esqueceram que um importante valor para uma democracia vigorosa é a existência de um debate aberto, plural e sem inibições sobre todos os assuntos públicos, ainda que ele seja incômodo ou perturbador para uma parte da sociedade", disse Catalina.

A repressão sofrida por jornalistas na Venezuela será um dos temas da Subcomissão de Relações Exteriores da Câmara dos Representantes dos EUA, nesta quarta-feira (16). Hugo Chávez já declarou que a comissão é parcial, e que "não há país mais democrático que a Venezuela".

Leia mais