Rei saudita anula sentença de 60 chibatadas contra jornalista local

Rei saudita anula sentença de 60 chibatadas contra jornalista local

Atualizado em 27/10/2009 às 08:10, por Redação Portal IMPRENSA.

O rei Abdullah, da Arábia Saudita, anulou a sentença que condenava a jornalista Rosanna al-Yami a levar 60 chibatadas por ter colaboração em um programa de TV do canal LBC. A jornalista havia sido sentenciada após comandar polêmica entrevista com o saudita Mazen Abdel Yawad. Na ocasião, o convidado falou abertamente sobre suas experiências sexuais antes do casamento, conduta vetada pelas leis islâmicas.

Divulgação
Rei Abdullah
Mesmo se desculpando publicamente, Yawad foi condenado a cinco anos de prisão e a levar mil chibatadas pelas declarações no programa, que fazia parte de uma série denominada "Linhas Vermelhas". A atração tinha como objetivo examinar tabus no mundo árabe, como os preceitos estabelecidos aos seguidores do Islamismo.

Três amigos de Yawad que também participaram do programa foram condenados a dois anos de prisão e o operador de câmera que realizou as imagens da entrevista foi sentenciado a dois meses de cárcere. Além das detenções, após o incidente, o prédio da LBC - emissora sediada no Líbano - foi fechado na Arábia Saudita.

Segundo informou a rede de TV BBC, Abdullah não deu justificativas à intervenção no caso.

Leia Mais

-

-