Rei da Espanha pede ao poder público garantias para o exercício do jornalismo
Rei da Espanha pede ao poder público garantias para o exercício do jornalismo
Nesta segunda-feira (06), o rei Juan Carlos I da Espanha defendeu a realização do trabalho jornalístico com "veracidade e imparcialidade", pedindo ao poder público que permita "condições de plena liberdade" para o desenvolvimento da profissão. "As liberdades de expressão e informação devem estar garantidas e protegidas pelas iniciativas políticas e legislativas pertinentes", afirmou.
Em um discurso na inauguração oficial da 64ª Assembléia Geral da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) - realizada em Madri, na Espanha - Juan Carlos disse que a liberdade de expressão é uma conquista que "custou e custa enormes sacrifícios e muitas vítimas em diversas regiões do planeta".
O monarca defendeu a formação profissional do jornalista, alegando que, com o advento da internet, o público é cada vez mais exigente, e que as novas tecnologias determinam a redefinição da imprensa.
Segundo informações da agência de notícias Efe, o rei também pediu a punição de crimes contra jornalistas e elogiou os valores da imprensa livre, a dignidade da profissão jornalística e o trabalho da SIP na defesa da liberdade de expressão.
Leia mais






