Regras de propriedade de mídia sofrem flexibilização nos EUA
Regras de propriedade de mídia sofrem flexibilização nos EUA
Na última terça-feira (18), o Wall Steet Journal afirmou que órgão encarregado da supervisão do setor da comunicação decidiu flexibilizar as regras de propriedade de órgãos de imprensa nos Estados Unidos.
De acordo com a decisão da Federal Commmunicatins Commission (FCC) os conglomerados de comunicação estão autorizados a possuir jornais, revistas e meios audiovisuais ao mesmo tempo, o que pode reforçar a concentração do setor.
Segundo informou a agência do notícias AFP, a atual regulamentação não permite que, teoricamente, um mesmo grupo atue na imprensa escrita e audiovisual ao mesmo tempo, apesar de que, na prática, algumas empresas conseguiram concessões com o passar dos anos.
"Não podemos ignorar o fato de o mercado de mídia ser consideralvelmente diferente do períoo em que as regras de propriedade da imprensa escrita e auiovisual foram adotada, há mais de 30 nos", comentou o presidente da FCC, Kevin Martin.
Na vespera da votação, 25 dos 100 senadores norte-americanos pediram que a mesma fosse adiada para que tivessem mais tempo de analisar o texto.
"Se vocês decidirem adotar uma decisão final sobre estas regras em 18 de dezembro, promoveremos imediatamente uma nova lei que revogará e tornará nulas as regras que vocês propuseram", ameaçou Martin.
Leia mais






