Rede Record acusa Ibope de manipular dados de audiência

Rede Record acusa Ibope de manipular dados de audiência

Atualizado em 30/11/2009 às 14:11, por Redação Portal IMPRENSA.

No último domingo (29), a Rede Record criticou a metodologia de audiência do Instituto Brasileiro de Opinião e Pesquisa (IBOPE). Em longa reportagem, veiculada no "Domingo Espetacular", a emissora questionou recente falha no medidor da assistência televisiva na Grande São Paulo, ocorrido na noite do dia 22.

De acordo com a reportagem, no domingo, dia do incidente, o IBOPE "simplesmente parou de funcionar". A emissora argumenta que, na ocasião, era transmitido o sétimo episódio do reality show "A Fazenda". Segundo a Record, na semana anterior, a estreia da atração teve audiência superior à apresentada pela concorrente, Rede Globo.

A pane no sistema do IBOPE fez com que os índices de audiência deixassem de ser fornecidos pela empresa das 21h40 até as 0h37. A emissora questionou o fato de que no dia da falha, uma semana depois do início de "A Fazenda", a Record apresentou 13 pontos de audiência, contra 18 da Rede Globo.

A emissora pôs em xeque, ainda, a credibilidade do sistema de mensuração do Ibope, que se baseia na pesquisa em 900 casas da Grande São Paulo. Os resultados, medidos por um aparelho, chegam até o Instituto através da linha telefônica móvel. A empresa de pesquisa argumentou que a falha foi ocasionada por uma falha nas duas companhias de sistema telefônico.

Na reportagem, a emissora publica notas das operadoras de telefonia TIM e Vivo, rechaçando a culpabilidade pelo ocorrido com o Ibope. "A empresa realizou testes que identificaram o funcionamento normal da rede da TIM junto às aplicações. Esses testes foram acompanhados pela equipe técnica do próprio cliente", citou a emissora, por meio de reprodução de trechos do informativo.

A Record também frisou que no dia 18 de novembro de 2006 o folhetim "Prova de Amor" obteve 25 pontos no Ibope, contra 21 do "Jornal Nacional". O questionamento da emissora é de que, no dia seguinte, o telejornal do canal carioca registrou 26 pontos, contra os mesmos 25 da novela.

A reportagem ainda traz passagem do presidente do IBOPE, Carlos Augusto Montenegro, como presidente do clube carioca de futebol Botafogo. A emissora relembra trecho de entrevista do então cartola, em que ele criticava a arbitragem brasileira.

A matéria do "Domingo Espetacular" surge três dias depois de a Rede Record determinar a suspensão da divulgação dos índices de audiência.

Ainda na tarde desta segunda (30), o Ibope deve divulgar um comunicado oficial sobre as acusações.

Leia Mais

-