Rede de TV é alvo de ataque suicida em Bagdá

Rede de TV é alvo de ataque suicida em Bagdá

Atualizado em 26/07/2010 às 09:07, por Redação Portal IMPRENSA.

O escritório da rede de televisão árabe Al Arabiya foi alvo de um atentado suicida nesta segunda-feira (26), em Bagdá, Iraque. Quatro seguranças e dois funcionários da emissora morreram e várias pessoas ficaram feridas. Alguns veículos da emissora foram incendiados, além de um edifício que fica ao lado da sede da Al Arabyia, dificultando o acesso das equipes de resgate ao local.

De acordo com informações das agências de notícias, o porta-voz do Plano de Seguraça de Bagdá, general Qasim Atta, declarou que um micro-ônibus carregado de explosivos teria sido deixado no portão da Al Arabiya. Já a emissora afirmou que a explosão do escritório foi causada por um homem-bomba. Em ambas as versões, a segurança do prédio foi burlada pelo suposto terrorista.

As autoridades iraquianas declararam que o ataque tem "clara marca da Al Qaeda", organização fundamentalista islâmica liderada por Osama Bin Laden, acusada de ter planejado o atentado ao World Trade Center, EUA, em 11 de setembro de 2001. Diretores do Plano de Segurança já teriam alertado a rede de TV, em junho, sobre um possível plano do grupo de Bin Laden de atacar seu escritório no Iraque.

Equipes de segurança interditaram a área e outros funcionários da rede de TV foram retirados do local.

A Al Arabiya é uma emissora de TV sediada nos Emirados Árabes e financiada pela Arábia Saudita.

Leia mais

-