Rede americana usa imagem de jornalista executado no Oriente Médio para promover hambúrguer

A famosa rede americana de hambúrgueres, a Z-Burger, de Washington DC, está recebendo inúmeras críticas depois de veicular um anúncio no Twitter com a imagem do jornalista James Foley, morto no Oriente Médio em 2014.

Atualizado em 26/07/2018 às 08:07, por Redação Portal IMPRENSA.

As informações são dos sites Concord Monitor, Seacoastonline, Fox News e The Washington Post . Crédito:Steven Senne/AP Photo


O tweet, que foi publicado no fim de semana e excluído assim que começou a repercussão, trazia uma foto de James Foley, momentos antes de sua morte, segundo a imprensa americana, e a imagem de um hambúrguer com a frase: "Quando você diz que quer um hambúrguer e alguém diz que sim, vamos ao McDonalds, você me desgraça".


James Foley foi sequestrado em 2012 e decapitado pelo Estado Islâmico em 2014.


Diane Foley, mãe do jornalista, escreveu uma mensagem na página da James W. Foley Foundation no Twitter, na terça-feira (24), lamentando o episódio." Estou muito triste com o fato de a @Zburger ser tão insensível e ignorante quanto à dor dos outros enquanto comercializa seu hambúrguer.”


Peter Tabibian, dono da rede Z-Burger, pediu desculpas pelo incidente, explicou que contratou a empresa Valor Media de Raleigh para administrar a sua conta no Twitter e que não aprovou a postagem. Ele também acrescentou que exigiu que o anúncio fosse retirado imediatamente assim que soube do caso:

Crédito: Reprodução Allie Caren/The Washington Post



"Eu realmente sinto muito sobre o que aconteceu. Assumo total responsabilidade pelo que aconteceu. É minha companhia”, disse e continuou:


"Eu confiei em alguém para fazer coisas em nosso nome. Eu cometi um grande erro ao fazer isso. Lamento muito pela família Foley e por seus amigos.”


A Valor Media não retornou as ligações e e-mails da imprensa solicitando uma resposta, mas emitiu um pedido de desculpas no Twitter. Michael Valor, que dirige a empresa, assumiu a responsabilidade pelo erro.


"A Z-Burger não teve nada, nada, absolutamente nada a ver com isso. Eu quero me desculpar por colocar a reputação da Z-Burger na linha."


Valor disse, também, que o diretor de arte que usou a imagem no anúncio "não sabia que a imagem era de Foley".


Tabibian postou no Twitter que ele estava terminando seu relacionamento com o Valor imediatamente e que quando viu o post sobre Foley, "quase caiu da cadeira e chorou". O empresário também disse que tentou explicar e pedir desculpas a muitas pessoas, incluindo aqueles que conheciam Foley.


No Twitter, tanto Z-Burger quanto Valor prometeram fazer doações para a James Foley Foundation.