Redator-chefe da Veja São Paulo cria blog sobre arquitetura da cidade

Caminhadas pela capital paulista despertaram o interesse pela história de algumas construções

Atualizado em 06/03/2018 às 12:03, por Denilson Oliveira.

Depois de anos como repórter especial da Folha de S.Paulo , Raul Juste Lores recebeu o desafio de assumir o cargo de redator-chefe da Veja São Paulo , uma das principais publicações sobre a cidade. Com pouco mais de um mês na redação, ele já conseguiu imprimir seu estilo à revista: o jornalista é apaixonado pela arquitetura da capital paulista.
Crédito:Divulgação Prova disso foi a primeira matéria de capa da Vejinha depois de sua chegada. Publicada em fevereiro, a reportagem “Colírios Urbanos”, assinada pelo jornalista João Batista Jr, falava sobre os novos estilos de edifícios que estão surgindo na paisagem da metrópole.
Lores também é o responsável pelo blog “São Paulo Nas Alturas” (confira ) onde fala sobre urbanismo, bons e maus exemplos na cidade, arquitetura e imagens inspiradoras. Em seu último texto publicado, ela fala a respeito de Franz Heep, arquiteto alemão responsável por dois prédios icônicos para os paulistanos: os edifícios Itália e a antiga sede dos jornais O Estado de S. Paulo e Diário Popular , onde hoje funciona o hotel Jaraguá.

“A Vejinha é um território para celebrar São Paulo e discutir o que a cidade tem para melhorar. Além disso, os leitores têm muito interesse pela arquitetura da capital”, diz. O nome do blog é inspirado no livro homônimo escrito pelo jornalista e lançado em agosto do ano passado pela editora Três Estrelas e que já está em sua quarta reimpressão. Crédito:Divulgação
O interesse pelos edifícios paulistanos começou quando ele se mudou para a cidade após concluir a faculdade de jornalismo, em Santos, sua cidade natal. “Gosto muito de andar pela cidade. E quem é pedestre tem a chance de apreciar mais onde mora de quem só circula de carro. Foi aí que comecei a pesquisar sobre a história de alguns prédios”, conta.
Mesmo quando foi correspondente da Folha de S.Paulo em Washington, Nova York, Pequim e Buenos Aires, Lores arranjava tempo para descobrir a arquitetura dessas cidades e tentar cavar uma pauta sobre o assunto no jornal. “Alguns assuntos eu tinha que obrigatoriamente cobrir, mas quando se é repórter em outro país precisamos falar de tudo. Então, sempre que era possível, eu conseguia escrever alguma reportagem sobre o assunto”, diz.
A lista de projetos arquitetônicos que foram temas de suas reportagens inclui o High Line, em Nova York, um shopping a céu aberto na capital chinesa e uma antiga base americana em Tóquio transformada em conjunto multiuso.
Sua paixão por arquitetura o alçou a referência quando o assunto é o skyline de São Paulo. Além de receber convites para debates e palestras sobre o tema, Lores também ministrará a partir de amanhã um curso sobre o desenvolvimento imobiliário da cidade a partir de década 1950. As aulas serão dadas na Ovo, loja especializada em design, que fica na região dos Jardins. Mais informações podem ser obtidas no telefone (11) 3045-0309.
Leia também: