Reclamações sobre sites de compra dispararam no último mês de dezembro
Reclamações sobre sites de compra dispararam no último mês de dezembro
O número de usuários que fazem compras pela internet cresceu mais de 30% em 2007. Apesar disso, a quantidade de pessoas insatisfeitas com o serviço de vendas online aumentou acentuadamente. Segundo o Procon-SP, a entidade recebeu, em dezembro, quase o mesmo número de queixas que o total do ano de 2007 em todos os canais de reclamações, sendo o atraso com as entregas e o recebimento de um produto diferente do comprado os problemas mais comuns.
De acordo com Evandro Zuliani, da diretoria de atendimento do Procon-SP, a fusão das empresas, como a Americanas.com e o Submarino, é uma das causas desse crescimento.
No último mês de dezembro, época em que as vendas são maiores devido às festas de final de ano, a associação de defesa do consumidor testou 34 lojas virtuais e reprovou 64%. A maior dificuldade do consumidor, segundo a associação, é receber o reembolso em caso de devolução do produto.
Entretando, a e-bit, empresa especializada em informações sobre comércio eletrônico, afirma que o índice de satisfação dos clientes das lojas virtuais foi de 86% em dezembro, e que o percentual de produtos entregues na data prometida foi de 77%.
De acordo com a consultoria, no final do ano pode haver problemas de entrega por conta do aumento do volume de pedidos e uma eventual falta de disponibilidade de produtos em estoque nas lojas. Ainda assim, a e-bit afirma que esse tipo de complicação pode ocorrer tanto em lojas que fazem a venda pela internet, quanto em estabelecimentos comerciais em que as pessoas realizam a compra pessoalmente.
As informações são da Folha de S.Paulo .






