Recém-inaugurado, Portal Brasil fica inacessível por um dia

Recém-inaugurado, Portal Brasil fica inacessível por um dia

Atualizado em 05/03/2010 às 12:03, por Thiago Rosa/Redação Portal IMPRENSA.

Por

A página , site que agrega informações do governo federal e ministérios, permaneceu inacessível por quase 24 horas. O problema havia sido detectado na manhã da última quinta-feira (4), um dia depois de ser lançado oficialmente pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom).

"O Portal Brasil volta ao ar em breve. Vale destacar que o Portal Brasil é um sistema grande e complexo, desenvolvido em plataforma de software livre, e estará em constante aperfeiçoamento. Esse é um momento de ajuste e estabilização desse complexo sistema" informou o comunicado divulgado pelo Secom na tarde da última quinta-feira.

Reprodução
Portal Brasil fica fora do ar por quase 24 horas

Na manhã desta sexta-feira (5), a reportagem conseguiu acessar a página do governo, apresentada pelo presidente Lula como "o Google Nacional". Em nota, divulgada nesta tarde, a Secretaria explica os problemas ocorridos com o site, que ainda apresenta instabilidades de acesso.

"A instabilidade do Portal foi potencializada pelo grande volume de conteúdo multimídia e pelo alto grau de customização realizado em uma plataforma de software livre", diz o texto, creditando a falha aos vídeos e áudios do site.

"Neste momento, a maior parte dessas questões já foi resolvida e as equipes de tecnologia continuarão trabalhando para sua melhoria contínua. É possível, no entanto, que surjam instabilidades durante o acesso ou navegação no Portal, o que é considerado normal em processos de implantação desse tipo de sistema", complementa.

Lançado em evento oficial na cidade de Brasília, a página integra em um único endereço informações institucionais e culturais, notícias, comunicação de utilidade pública e o acesso a mais de 500 serviços, antes dispersos entre os vários ministérios e órgãos do Governo Federal.

Desenvolvido pelo Grupo TVI, o projeto envolveu mais de 200 pessoas, no período de um ano. O contrato prevê investimento de R$ 11 milhões no Portal.

Leia Mais

-