Rebeldes pró-Rússia prendem jornalista norte-americano na Ucrânia

Simon Ostrovsky, jornalista da Vice News, estava cobrindo a crise ucraniana há semanas e não era visto desde a última terça (22/4).

Atualizado em 23/04/2014 às 16:04, por Redação Portal IMPRENSA.

Uma porta-voz dos insurgentes pró-Rússia no leste da Ucrânia, Stella Khorosheva, confirmou nesta quarta-feira (23/4) que o grupo prendeu o jornalista norte-americano Simon Ostrovsky. Desaparecido desde a última terça (22/4), o repórter da Vice News investigava os rebeldes mascarados que têm invadido prédios públicos na cidade de Slovyansk.
Crédito:Reprodução Jornalista está sendo investigado por rebeldes
Segundo a Agência Estado, Stella confirmou que o jornalista "está bem" e que ele está sendo mantido preso como "suspeito de atividades nocivas", sem dar maiores explicações. Ainda de acordo com a porta-voz, os insurgentes estão mantendo Ostrovsky detido - e não como refém - até finalizarem a sua própria investigação sobre ele.
Em comunicado oficial, a Vice News apontou que "está em contato com o Departamento de Estado dos Estados Unidos e outras autoridades do governo apropriadas para garantir a proteção e segurança" do jornalista.

A porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Jen Psaki, afirmou que o país está "profundamente preocupado" com a detenção de Ostrovsky que, segundo ela, viola o acordo entre Rússia e Ucrânia alcançado na semana passada.