RCTV perde recurso e não volta em sinal aberto na Venezuela
RCTV perde recurso e não volta em sinal aberto na Venezuela
Na última quarta-feira (30), fracassou a tentativa da Radio Caracas Televisión (RCTV) para voltar a transmitir em sinal aberto por uma freqüência do Estado. A Suprema Corte venezuelana julgou "improcedente" a medida cautelar impetrada pela empresa que permitiria o retorno da mesma.
O Supremo considerou que o recurso impetrado pela RCTV não se "configurou como provável e verossímil o direito que se pretende tutelar", pelo que considerou "inoficioso" analisar outros extremos do documento e o declarou "improcedente".
A RCTV deixou de ser transmitida em sinal aberto em 27 de maio de 2007, depois que o Governo de Hugo Chávez não renovou sua licença para usar a freqüência estadual da qual usufruía. No lugar dela, passou a ser transmitida a Televisora Venezolana Social (TVEs), de capital estatal, que veicula informações favoráveis ao governo.
Além de ter perdido o direito de transmitir seu conteúdo em sinal aberto, a RCTV teve que "emprestar" os retransmissores instalados por ela no país para a TVEs diante de uma autorização expedida pelo Supremo.
Atualmente, a RCTV transmite sua programação em sinal fechado, através do cabo e do satélite.
Com informações da EFE
Leia mais






