Raphael Gomide, da Folha de S.Paulo, recebe o prêmio Lorenzo Natali de Jornalismo
Raphael Gomide, da Folha de S.Paulo, recebe o prêmio Lorenzo Natali de Jornalismo
Raphael Gomide, da Folha de S.Paulo , recebe o prêmio Lorenzo Natali de Jornalismo
PorO jornalista brasileiro Raphael Gomide recebeu o prêmio Lorenzo Natali de jornalismo de 2008, na categoria América Latina e Caribe, com a reportagem "O Infiltrado - A PM por dentro", publicada pela Folha de S.Paulo . O prêmio, criado pela União Européia em 1992, é concedido aos jornalistas que defendem os direitos humanos, a democracia e o desenvolvimento. Na edição deste ano, concorreram 1,5 mil jornalistas de 151 paises.
A reportagem, publicada em maio do ano passado, mostra o quotidiano dos membros da Policia Militar do Rio de Janeiro, um estado que detém o macabro recorde de mortes: 1.330 civis e 151 policias. Para mergulhar neste universo, Gomide passou no concurso da corporação e atuou como recruta por quase um mês. Graças a esta estratégia, ele pôde compreender o que se passa no coração da polícia carioca e descobriu que até mesmo os oficiais toleram e encorajam a violência.
Com nove anos de profissão, Gomide já acumula uma série de prêmios. Em 2004, ele ganhou o da Anistia Internacional de Direitos Humanos e Jornalismo por uma serie de artigos sobre os escravos do século XXI e há dois anos foi laureado pelas reportagens sobre as negociações secretas entre os oficias da policia e os barões da droga.
O prêmio Natali Lorenzo foi criado com o objetivo de promover o jornalismo de qualidade e para homenagear Lorenzo Natali, italiano, vice-presidente da Comissão Européia, encarregado da cooperação e ao desenvolvimento entre 1985 e 1989. Os outros dois vencedores do prêmio na América Latina e Caribe foram a jornalista chilena Maria Paz Cuevas Silva, com uma matéria publicada na revista Paula, sobre uma sobrevivente de um feminicidio; e o venezuelano Edgard Chrubini Lecuna, pela reportagem "Crianças da Guerra", da publicação Analítica.
Leia mais
-






