Rafael Murador: imagens de farol de carro até becos e vielas

Rafael Murador: imagens de farol de carro até becos e vielas

Atualizado em 16/04/2008 às 18:04, por Marina Dias/Redação Portal IMPRENSA.

Por

Rafael Murador costuma dizer que a fotografia não tem necessariamente que dizer alguma coisa. "É uma simples tentativa de colocar as imagens que temos ao nosso redor num layout . É um modo só seu de reparar nas coisas".

Rafael Murador

Fotógrafo propriamente dito há "seis ou sete anos", Rafael diz que gosta de figuras geométricas: "O que realmente me encanta é o equilíbrio das formas em uma foto". Desde um farol queimado de um carro, até uma simples porta ao lado de uma janela são imagens essenciais do trabalho de um artista que diz que não começou a fotografar por influência de ninguém.

Rafael Murador

Seu interesse, na verdade, estava em se deparar com alguma foto antiga, principalmente aquelas feitas por máquinas Polaroid (lembra delas?). "Começei a pirar muito na sensação que a fotografia passa, no amarelo lavado da Poraloid, em como ela aguça a imaginação, mas nem pensava em formas, mensagens, nem nada mais racional. Era totalmente inocente. Então, comecei a comprar uns filmes e a sair com uma máquina muito velha que tinha achado em casa", relembra.

Rafael Murador

Segundo Rafael, sua inspiração são as formas "que dão personalidade a uma cidade", como os prédios, os becos, os botecos, "e os detalhes de cada cenário urbano". No entanto, talvez por ser mais despreendido que os outros ou talvez por qualquer outro motivo, o fotógrafo afirma que não tem nenhuma foto preferida, nem uma hora nem lugar para fazer suas imagens. "Não costumo me planejar muito. O que acontece é que uns dias, eu acordo mais disposto e inspirado e em outros eu não quero nem pegar numa câmera", desabafa.

Rafael Murador

Mesmo assim, Rafael diz que o que mais o diverte na arte da fotografia é reunir todos os pontos e detalhes que o chamariam a atençaõ em diferentes lugares e, mesmo depois de vários anos, "tem foto que traz até o cheiro do lugar que foi tirada. Isso é incrível!".