Rádios da EBC participam da 7ª Bienal Internacional de Rádio no México
Rádios da EBC participam da 7ª Bienal Internacional de Rádio no México
As oito emissoras que compõem a Superintendência de Rádio da EBC participaram, entre os dias 8 e 12 de setembro, da 7ª Bienal Internacional de Rádio, no México. A gerente-executiva da Rádio MEC, Liana Milanez, foi a representante do grupo no encontro, que teve como tema central "A Rádio Frente ao Futuro: o Impacto da Convergência Tecnológica".
A primeira mesa reuniu debatedores do México, dentre os quais a presidente da La Red - Rede de Rádios e Televisões Educativas e Culturais do México - similar à Arpub -, Elia Sánchez González; o senador Carlos Sotelo, presidente da Comissão de Rádio, Televisão e Cinema da Câmara de Senadores; e a vice-presidente da Associação Mundial de Rádios Comunitárias (Amarco), Aleida Calleja, entre outros."Foram cinco dias de discussões com interlocutores de vários países da América Latina e Europa, com visões comuns sobre a importância do rádio e a garantia de sua permanência, como ator fundamental na convergência de mídias", afirmou Liana Milanez.
Os temas das outras quatro mesas, abordados nos dias seguintes, foram "Radiomorfosis, a Era da Convergência Tecnológica na Rádio"; "Audiências e Novos Hábitos de Consumo de Rádio Na Era Digital"; "Tendências da programação radiofônica diante das mudanças tecnológicas"; e "As Novas Interatividades e Recursos Tecnológicos do Rádio". Paralelamente aos debates, foram realizados, ao longo da semana, 11 cursos dirigidos a estudantes de comunicações e profissionais de rádio. O encerramento culminou com a cerimônia de premiação do Concurso de Programas de Rádio, que recebeu 712 trabalhos de 16 países, entre os quais os 10 programas inscritos pela Superintendência de Rádio.
Além das mesas-redondas, também foram destaque na Bienal as aulas magnas, entre elas, a que debateu as "Plataformas digitais para a rádio no mundo", com os palestrantes Pierre Vasseur, conselheiro para Tecnologias de Transmissão Digital da França, que falou sobre a plataforma DRM; Michel Penneroux, diretor da HF Rádio de Teledifusão da França(TDF) que fez uma exposição sobre o estandarte Eureka; e John Schneider, representante para a América Latina e Caribe da iBiquity Digital, que discorreu sobre o IBO. O moderador foi o delegado para a América Latina da Rádio França Internacional, Pompeyo Pino.
A maior parte das premiações foi conquistada por emissoras mexicanas, com prêmios também para Argentina, Espanha, Colômbia, França e Sérvia e Montenegro. No total, participaram da 7ª Bienal Internacional de Rádio 76 convidados de 16 países.
Leia mais
-






