Rádio Nacional de Brasília completa 51 anos ampliando parceria com a sociedade

Rádio Nacional de Brasília completa 51 anos ampliando parceria com a sociedade

Atualizado em 27/05/2009 às 14:05, por Redação Portal IMPRENSA.

A Rádio Nacional de Brasília (EBC), primeira rádio da capital, faz aniversário no próximo domingo (31). Aos 51 anos, ela segue levando informação e música para os ouvintes do Distrito Federal, entorno e até mesmo de outros estados, sintonizados pela frequência AM 980 KHz.

Na próxima sexta-feira (29), às 10h, a emissora será homenageada em sessão solene na Câmara Legislativa do DF - de 8h às 12h, os estúdios da Nacional serão transferidos para transmissão ao vivo na Câmara.

A tradição de parceria com os cidadãos começou na época em que a capital ainda era um canteiro de obras e, para muitos trabalhadores, a rádio era o único meio de receber e dar notícias para os familiares. Nessas cinco décadas, a Rádio Nacional de Brasília manteve a interação com o ouvinte, por meio de programas como "Revista Brasil", "Cotidiano", "Em Conta", "Tarde Nacional", "Espaço Arte" e "Saudade Nacional".

No cinquentário da emissora, essa parceria com a comunidade foi intensificada, a partir de um Colóquio de Parcerias, onde organizações da sociedade civil, rádios comunitárias e artistas discutiram o futuro da rádio.

Após o colóquio, foram criados programas como "Ação Periferia", produzido pela Centra Única de Favelas (Cufa-DF), que aos sábados, das 19h às 20h, leva ao público novidades do rap candango e nacional.

"Buscamos a fusão dos ritmos, trazendo produções nordestinas, por exemplo, em que a embolada aparece junto com a batida eletrônica", explica o apresentador e produtor musical do "Ação Periferia", DJ Ariel Haller.

No ar desde abril deste ano, o "Cidade 980" também inovou o noticiário sobre o DF e o entorno, com uma equipe de repórteres dedicados a investigar as principais questões do dia-a-dia do brasiliense, como trânsito, moradia, segurança, saúde e educação.

"Estabelecemos ainda uma parceria com as rádios comunitárias, que entram ao vivo no 'Cidade 980', com informações produzidas a partir do olhar da própria comunidade", conta o editor do programa, Alisson Machado.

Para conhecer mais sobre a história da Rádio Nacional de Brasília, acesse o . A emissora tem transmissão ao vivo pelo . As matérias e entrevistas que vão ao ar diariamente podem ser pela Radioagência Nacional.