Rádio hondurenha fechada por governo golpista volta a transmitir via Internet
Rádio hondurenha fechada por governo golpista volta a transmitir via Internet
A Rádio Globo de Honduras, favorável ao presidente deposto, Manuel Zelaya, retomou sua transmissão via Internet na última terça-feira (29) após o governo interino tê-la fechado a força.
No último domingo (30), o Governo do presidente Roberto Michelleti, que assumiu após um golpe de Estado, no final do mês de junho, emitiu um decreto que suspende por 45 dias a liberdade de imprensa e algumas liberdades civis. Na ocasião, Michelleti enviou tropas às emissoras de rádio e TV que apoiam Zelaya com o argumento de conter possíveis manifestações por parte das redes que possam incitar o povo hondurenho à reações violentas e à desordem social.
Diante do decretro, a comunidade internacional, incluindo o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, além da mídia local leal ao líder deposto, se manifestou rechaçando a atitude do governo interino.
"Estou profundamente preocupado com os fatos ocorridos em Honduras. O estado de emergência aumentou as tensões", disse Ban em coletiva de imprensa em Nova York, segundo informa a agência de notícias Reuters.. "Mais uma vez lanço um apelo pela segurança do presidente Zelaya. Exorto a todos os atores políticos que se comprometam seriamente com o diálogo e os esforços regionais de mediação".
David Romero, diretor da Rádio Globo hondurenha, declarou que a audiência via web é expressiva, mas admitiu que a emissora não poderá manter seu alcance tradicional.
Clique para acessar a página da Rádio Globo de Honduras.
Leia mais






