Rádio da Califórnia cria projeto para aproximar repórteres e a comunidade local
A emissora de rádio KALW, localizada em San Francisco, na Califórnia (Estados Unidos), decidiu lançar um projeto colaborativo para aproximar
Atualizado em 15/09/2016 às 16:09, por
Redação Portal IMPRENSA.
Rádio da Califórnia cria projeto para aproximar repórteres e a comunidade local
repórteres de questões relevantes para a comunidade local.Crédito:Reprodução/Kalw Repórteres apuram dúvidas de ouvintes sobre questões locais
Segundo a Folha de S.Paulo , chamada , a iniciativa se dedica a publicar histórias baseadas em perguntas enviadas por ouvintes. O projeto funciona por meio da plataforma digital Hearken, que disponibiliza ferramentas de maior interação com o público.
Caso o repórter já esteja trabalhando em uma reportagem relacionada com a questão enviada, a pergunta vai direto para a produção, se for um questionamento novo, é colocado em votação para o público e produzida meses depois. Caso tenha sido respondida anteriormente, a rádio envia um e-mail ao ouvinte com as notícias relevantes.
Em janeiro, a enfermeira Elizabeth Marlow perguntou à emissora de onde vinham as pessoas que vivem ao longo da Division Street e de onde elas conseguiram tendas. À época, houve um aumento do número de moradores de rua.
Em meio à apuração, a repórter Liza Veale descobriu que um homem chamado Shaun Osborn, apresentado em uma reportagem especial, havia arrecadado US$ 18.000 para comprar as tendas. Cerca de 70% dos moradores de rua ficaram sem casa em 2008 como resultado da crise econômica. A reportagem é uma das 10 mais acessadas no site da KALW.
A gerente de engajamento da rádio, Olivia Henry, informou que a emissora recebeu muitas perguntas de qualidade nos primeiros dois meses após o lançamento do projeto e realiza triagens em votações.
A KALW ainda pretende lançar um novo software até o fim deste ano. Intitulado Interactive Reporter’s Notebook, o recurso também ajuda na comunicação com os ouvintes. A ideia é que os repórteres compartilhem notas com o público na internet durante a apuração.





