Radialista diz que policiais do Choque forjaram prisão durante manifestação no RJ
O radialista e videomaker Rafucko (Rafael), conhecido por fazer vídeos humorísticos dos protestos, acusa policiais militares da Tropa de Choque de forjarem uma prisão durante a manifestação violenta que aconteceu na noite da última quarta-feira (17/7) no Leblon, no Rio de Janeiro.
Segundo Rafael, no momento da prisão, os policiais pegaram uma camiseta rosa, que ele levava para se proteger do gás lacrimogêneo, e colocaram pedras portuguesas dentro, simulando que seriam usadas para atacar carros da tropa. Ele registrou o ocorrido em vídeo gravado pelo celular.
De acordo com o G1, o jovem afirmou que as imagens teriam sido mostradas pelo advogado Bruno Ribeiro à delegada plantonista da 14º Delegacia de Polícia, Flávia Monteiro. Ribeiro disse que acompanhou todo o caso. Nas imagens é possível ouvir policiais ofendendo o grupo detido.
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) informou que Ribeiro não faz parte da Comissão de Direitos Humanos da organização e que seria apenas um dos vários voluntários que atuam em delegacias em decorrência das prisões realizadas nas manifestações. Marcelo Chalreo, o presidente da comissão da OAB, disse que não conhece o caso e o vídeo, mas que vai apurar o ocorrido.
Rafael disse que repassou o vídeo à OAB e à comissão de direitos humanos da Assembleia Legislativa do Rio. A OAB nega ter posse do material.





