Radialista acusa tenente da PM de Salvador de agressão por pedido de entrevista

Radialista acusa tenente da PM de Salvador de agressão por pedido de entrevista

Atualizado em 23/01/2009 às 14:01, por Eduardo Neco/Redação Portal IMPRENSA.

Por

O radialista Beto Mendes, da Rádio Sociedade, que cobra a área de segurança na cidade de Salvador desde 1998, acusa o tenente Edmilson Santos Rios Júnior de agredi-lo em frente a 11ª Delegacia de Polícia, localizada no bairro de Tancredo Neves, durante uma tentativa de entrevista na tarde da última quarta-feira (21).

Mendes diz ter sido agredido pelo tenente com dois tapas e uma rasteira após ter indagado o militar sobre uma operação policial comandada pelo tenente. Segundo informa o site Correio, durante a operação, dois suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas foram mortos. Mendes acrescentou, ainda, à reportagem do Portal IMPRENSA, que os suspeitos teriam sido atingidos por tiros que caracterizam execução.

O radialista relata que a discussão teve início, pois o tenente se recusou a lhe conceder uma entrevista dizendo que só iria prestar esclarecimentos ao programa do apresentador Uziel Bueno, da TV Aruta. "Pedi que ele me desse um depoimento. Ele disse que só iria falar com o programa do Uziel. Aí, eu falei: tenente, o senhor tem que falar comigo também!", relatou. Segundo Mendes, em seguida, ainda em tom de bricandeira, perguntou ao tenente onde estava o contrato dele com a TV em questão. Instantaneamente, o tenente o agrediu com dois socos.

Ao tomar conhecimento do acontecido em frente à DP, a delegada Márcia Xavier pediu aos envolvidos e às testemunhas que entrassem para prestar depoimento. No entanto, initmidados pela ameaças feitas pelo tenente, nenhum dos presentes quis testemunhar em favor do radialista, segundo relatou.

De acordo com o responsável pelo comando da Rondesp, sub-comandante Ricardo Passos, que esteve na delegacia, o episódio não merece toda a atenção que está recebendo."Foi uma coisa tão bestial que poderia ter sido resolvido facilmente pelos dois". Para Passos, o tenente ficou nervoso em razão da insinuação do radialista que teria sugerido que ele recebe dinheiro para falar com a emissora.

O presidente do Sindicato dos Radialistas da Bahia, Everaldo Monteiro, disse ao Portal IMPRENSA que fatos como esse são recorrentes e comuns em Salvador."O caso mais grave aconteceu durante a cobertura do 2º turno das eleições municipais. Alguns policias agrediram uma equipe de reportagem alegando a mesma coisa: desacato". Monteiro disse que sempre envia cartas de repúdio à Secretaria de Comunicação da PM, mas que o comportamento da corporação continua o mesmo. Sobre o caso, o sindicato se manifestará junto ao dos jornalistas da Bahia em carta conjunta que será enviada à secretaria.

Indagado sobre o relacionamento entre imprensa e PM, o sub-comandante Ricardo Passos negou que exista um comportamento padrão por parte dos policias e salientou o bom convívio com os veículos de comunicação da cidade. "A nossa convivência é maravilhosa. Me ligam de madrugada, eu sempre passo informações. É uma relação tão boa que um fato como esse nem deveria ganhar tanta visibilidade". Passos disse, ainda, que foi aberta sindicância junto à Corregedoria de Polícia do Estado apara investigar o caso."

Leia mais