R7 terá colunista sobre direitos animais e veganismo em 2014

O portal de notícias da Record, segundo jornalístico brasileiro mais acessado de acordo com Ibope e Comscore, pretende ter, a partir de 2014

Atualizado em 11/12/2013 às 16:12, por Maurício Kanno.

, um colunista para falar sobre direitos animais, veganismo e vegetarianismo.


Crédito:Livia Minatel Fábio Chaves, criador de portal sobre direitos animais e futuro colunista do R7
Fábio Chaves, criador do , portal vegetariano brasileiro e um dos mais importantes sobre direitos animais, se notabilizou em outubro deste ano, durante o resgate dos beagles do Instituto Royal em São Roque (SP), ao criar uma página para transmitir notícias ao vivo do local.

Essa transmissão começou dois dias após quase 200 cães serem levados por ativistas, que entraram em conflito com a polícia. “O link foi divulgado por grandes veículos e usado como fonte por eles”, lembra Chaves. A média do site é de 10 mil visitantes diários e seu pico anterior tinha sido de 22 mil acessos em um dia.

Luiz Pimentel, diretor de conteúdo do R7, afirmou que a ideia da coluna nasceu naturalmente entre ele e Chaves, ao longo da aproximação deles. “Eu tinha escrito um texto sobre uma matéria da Folha e ele me procurou, apreciando que eu discutisse o assunto dos animais”, conta Pimentel.

O criador do Vista-se afirma que se aproximou da Record a princípio para agradecer pela cobertura do caso Beagles, considerada positiva pelos defensores dos animais. Ele se lembra de que o R7 até montou uma área especial no site só para falar sobre o caso; além disso, gostava da linha que utilizavam nas matérias.

“Era diferente da TV Globo, que dava pra ver que tinha lado, sempre publicando tudo o que o Royal soltava”, avalia Chaves.

Pimentel afirma que ficou muito claro que o R7 simplesmente não estava tomando partido. “Nossa cobertura foi elogiada, mas a gente só tentou investigar jornalisticamente os dois lados da história, dando a maior parte das informações possíveis. Conseguimos antecipar o assunto e viramos referência nessa cobertura.”

Crédito:Divulgação Luiz Pimentel, diretor de conteúdo do R7 e vegetariano Inovação De acordo com Chaves, será a primeira vez que haverá uma coluna em um grande portal de notícias diretamente sobre direitos animais. Até existem outros blogs ou colunas sobre bichos, como dois no próprio R7 e o blog da repórter Carolina Giovanelli, de Veja SP . Mas, no geral, falam mais de cães e gatos mesmo. Outro, já extinto, mas que tinha sido o melhor na opinião dele, era o de Cris Maejima, hospedado no site da MTV.
A prioridade do criador do Vista-se é abordar o veganismo, que ele entende como sendo o vegetarianismo para valer, por abolir o consumo de qualquer produto de origem animal. “Espero escrever na coluna diariamente, ou ao menos duas vezes por semana, sobre questões mais básicas do assunto, como o motivo de não se consumir leite ou a hipótese de plantas sentirem dor.”

A linha editorial seria a mesma de seu próprio portal, criado em 2007. Mas neste, ele já costuma trabalhar o veganismo de modo mais complexo, como a movimentação de projetos de lei.

"As questões que o Fábio [Chaves] levanta, pela consistência de sua produção, criam um debate no mínimo produtivo. Além disso, ainda que tome partido pelos animais, ele está dando voz para quem não tem", afirma Pimentel.

O diretor de conteúdo do portal da Record também acha importante dar espaço para discussões sobre temas muitas vezes colocados em segundo plano ou ignorados na mídia. Sua preocupação seria criar uma plataforma com pluralidade de ideias e discussões, conteúdos de qualidade, atendendo-se a uma função jornalística.

Recursos Fábio Chaves não será remunerado pela coluna, como também ocorre com os demais blogueiros do R7, segundo foi informado pelo portal. Mas diz apreciar poder atingir o público de 60 milhões de visitantes mensais do site da Record para falar de direitos animais.

Além disso, ele terá a possibilidade de solicitar equipamento e equipe de vídeo da emissora, como cinegrafista e produtor, quando houver fatos a cobrir como repórter, pois será tratado como extensão da redação. Também será possível que a homepage do R7 faça link para matérias do Vista-se.