“Quem apostar na narrativa dos bons contra os maus vai perder feio”, diz Matheus Pichonelli
Acostumado com a vida na internet, ambiente no qual trabalha desde 2011, o jornalista Matheus Pichonelli, colunista do Yahoo, participou do painel “A opinião na era do anonimato digital” no último dia do mídia.
Para Pichonelli, a informação hoje é fruto do conflito constante de opiniões, de várias fontes, abrindo espaço para todos se manifestarem, mesmo anonimamente. “As pessoas têm mais meios de checar e acessaras informações, como formas de derrubar mitos e verdades consagradas. As redes sociais colocam todo mundo no mesmo barco, quem escreve e quem lê. Claro que o anonimato é um grande escudo para covardia, mas até aí o cachorro também late.A pessoa pode falar o que ela quiser”.
O mesmo raciocínio acontece nas ruas,na forma como as pessoas se relacionam e na necessidade de se posicionar sobretudo. O que precisa ser entendido é porque as pessoas se sentem tão à vontade para ir além, xingar ou mesmo agredir o outro.
“O que elas falam hoje nas redes sociais é o que falavam dentro de casa até ontem. Tem uma liberdade de expressão tão grande que pode ir pra rua pedir a supressão da liberdade de expressão, pedir o que quiser, a rua está ali para isso. Mas isso por que elas vivem numa democracia ou por que vivemos no país da impunidade mesmo?”, pontua.
Para Pichonelli esse cenário,principalmente sob a ótica do último período eleitoral, mostrou também que vai ficar cada vez mais difícil tomar partido. “Não só o candidato foi sabatinado,todos foram. Eleição mostrou que o mundo é cinza. Quem apostar na narrativa dos bons contra os maus vai perder feio”, finaliza.
Sobre o mídia.JOR
Seminário de comunicação que discute o presente e o futuro da imprensa no país e no mundo, atualizando os paradigmas da comunicação à luz do novo cenário social, tecnológico, político e econômico.É uma referência para profissionais das redações e das assessorias de comunicação, pensadores e pesquisadores de jornalismo, estudantes e professores, e para a sociedade civil que se interessa por jornalismo,comunicação e novas tecnologias. As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas.





