Quatro dicas para aprimorar as buscas na internet durante a apuração
A maioria dos jornalistas usa o Google para pesquisas e apurações de suas reportagens, mas os resultados que obtêm representam uma ínfima pa
Atualizado em 16/10/2019 às 11:10, por
Redação Portal IMPRENSA.
Quatro dicas para aprimorar as buscas na internet durante a apuração
rte das informações disponíveis online. Crédito:Reprodução Para ajudar repórteres e jornalistas a extrair o máximo de suas buscas virtuais, Leonie Kijewski, da Rede Global de Jornalistas Investigativos (GIJN, na sigla em inglês), publicou em 14 de outubro um texto que reúne quatro dicas para aprimorar as habilidades de investigação na internet.A primeira delas é não pensar sobre o conteúdo específico que se quer encontrar, e sim onde ele pode existir. Depois, deve-se tentar encontrar bancos de dados relacionados. "Ferramentas de busca não vão inserir nomes nos bancos de dados, então é preciso fazer isso por conta própria", ensina o colaborador do GIJN.
Também é preciso checar quem está por trás do banco de dados, além de usar serviços de busca que não forneçam os dados dos usuários ao Google. O GIJN recomenda o site alemão www.startpage.com, mas há outras opções disponíveis.
Uma outra dica é pesquisar os assuntos na Wikipedia e checar os links externos no topo da página. Esses links apresentariam melhor qualidade do que os fornecidos por ferramentas de busca comuns. A Wikipedia também é útil para fornecer listas de banco de dados.
Mais informações sobre o assunto podem ser obtidas na versão original do .





