Quadro de blogueira paquistanesa atacada pelo Talibã é exposto em Londres

A partir desta quarta-feira (11/9), o primeiro quadro pintado da paquistanesa Malala Yousafzai, que escapou de um atentado dos talibãs, seráexposto na Portrait National Gallery, em Londres.

Atualizado em 11/09/2013 às 12:09, por Redação Portal IMPRENSA.

o primeiro quadro da paquistanesa Malala Yousafzai, que escapou de um atentado dos talibãs, será exposto na Portrait National Gallery, em Londres. A pintura é do artista britânico Jonathan Yeo e tem um metro de altura.


Crédito:Divulgação Quadro da blogueira será vendido e valor arrecadado doado para instituição que incentiva estudo de meninas


De acordo com a AFP, o retrato ficará em exposição até 4 de janeiro e representa "o leve paradoxo de alguém dotado de um poder e de uma sabedoria enorme ao mesmo tempo em que é vulnerável e jovem", explicou Jonathan Yeo.


Malala Yousafzai, de 16 anos, disse ter ficado "honrada" com a pintura, que será vendida. O valor arrecadado vai ser destinado a um fundo em favor da educação das meninas e que leva o nome da jovem.


Em 9 de outubro de 2012, a jovem foi gravemente ferida na cabeça, no Paquistão, quando o ônibus escolar em que estava foi atacado por talibãs. O grupo é contra a luta de Malala pelo direito das jovens de frequentar escolas e ter uma educação formal.


Transferida para a Grã-Bretanha ela foi operada em fevereiro, no Hospital de Birmingham, centro da Inglaterra, cidade onde agora estuda e vive com sua família.


Em 2009, ela começou a escrever um blog hospedado no site da BBC. Sob um pseudônimo, Malala contava seu cotidiano escolar no vale de Swat, noroeste do Paquistão, dominado pelos talibãs.


A adolescente recebeu várias aquisições internacionais, entre elas o francês Prêmio Simone de Beauvoir, pela liberdade das mulheres. Seu pai foi nomeado conselheiro especial da ONU para a Educação.


Leia também

-

-

-