Quadro da Jovem Pan propõe discussão política com debate direita versus esquerda

Após a polarização de opiniões na corrida eleitoral de 2014, a rádio Jovem Pan lançou o quadro 'O Outro Lado da Moeda', dentro do "Jorn

Atualizado em 13/03/2015 às 17:03, por Vanessa Gonçalves.

Após a polarização de opiniões na corrida eleitoral de 2014, a rádio Jovem Pan lançou o quadro 'O Outro Lado da Moeda', dentro do "Jornal da Manhã". Desde janeiro deste ano, a atração tem o objetivo de mostrar os dois lados dos fatos políticos usando interlocutores da direita e da esquerda.

Sob o comando do historiador Marco Antonio Villa, representante de direita, e do publicitário Mauro Motoryn, porta-voz da esquerda, o quadro tem ganhado destaque na programação, justamente pelo "embate" de ideias produzido pelos participantes.
Crédito:Divulgação Rádio propõe dois lados da moeda sobre temas de interesse nacional

Segundo Antonio Augusto Amaral de Carvalho Filho, o Tutinha, presidente da Jovem Pan, o programa tenta "responder a uma determinação básica e fundamental do jornalismo: todo o fato tem dois lados", ou seja, "sempre há o “pró” e o “contra” o que, na verdade, significa o “contraditório” e exprime a discussão necessária sobre problemas numa sociedade democrática".


Tutinha destaca que o sucesso do quadro junto aos ouvintes se dá porque os debates contam com "argumentos consistentes, abrangendo as questões sob a opinião de personalidades especializadas nos assuntos discutidos, embora, no caso, em posições antagônicas".


O presidente da Jovem Pan acredita que essa produção do "contraditório" é essencial para a sobrevivência da democracia, uma vez que não pode existir somente uma opinião sobre qualquer assunto. "Uma só opinião é própria de regimes autoritários que não cabem mais no Brasil, que é uma sociedade pluralista em relação às questões que compõem a vida nacional".


'O Outro Lado da Moeda' tem discorrido sobre assuntos de interesse ao dia a dia dos brasileiros, mas também abre o leque de discussão para temas ligados ao que acontece no mundo, na política, economia, esportes, cultura, ciência, tecnologia, finanças e demais temas que "tecem a formação social do país".


"O objetivo do programa, portanto, é, antes de tudo, o esclarecimento pleno de questões que merecem aclaramento fundamentado, fugindo totalmente da informação superficial e defendendo, especialmente, a análise crítica de problemas que tocam a todos", conclui Tutinha.


Leia também

-

-


-