Putin não permitirá que Snowden afete laços entre Rússia e EUA, diz porta-voz do presidente

Nesta sexta-feira (26/7), Dmitry Peskov, porta-voz do presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou que o presidente russo está determinado a impedir que o caso Snowden prejudique as relações entre a Rússia e os EUA.

Atualizado em 26/07/2013 às 16:07, por Redação Portal IMPRENSA.


Segundo a Reuters, Edward Snwden é um ex-agente da NSA (Agência de Segurança Nacional), responsável por vazar a informação da existência do Prism, programa que os EUA usam para monitorar dados de civis em sites como o Facebook e o Twitter.
Após a revelação, Snowden fugiu dos EUA para Hong Kong e agora encontra-se em uma zona transitória de um aeroporto em Moscou, Rússia. O ex-agente da NSA já solicitou asilo a vários países alegando que sua vida corre perigo se voltar a solo norte-americano. Os EUA querem que Snowden volte ao país onde será julgado.
"O chefe de Estado expressou forte determinação de não permitir isso [que as relações entre Rússia e EUA sejam abaladas]", disse Peskov a jornalistas. "Não tenho dúvida de que esse será o caso, independente de como a situação se desenvolver", acrescentou.