PUC-SP lança cursos superiores em arte, crítica, curadoria e restauro

PUC-SP lança cursos superiores em arte, crítica, curadoria e restauro

Atualizado em 27/05/2008 às 19:05, por Redação Portal IMPRENSA.

Baseada na especialização sobre crítica e curadoria que a Universidade já oferece desde março, a PUC-SP inova ao investir na formação superior de um profissional apto à conservação e ao restauro, à crítica e curadoria. Dois novos cursos superiores irão formá-lo - Arte: História, Crítica e Curadoria (bacharelado) e Conservação e Restauro (superior tecnológico).

Ao partir de um conceito de curadoria que reúne em um mesmo profissional os conhecimentos do crítico e do historiador, o bacharel terá uma formação inédita para pesquisar em diversos segmentos artísticos, atuar em empresas de mídia impressa e virtual, consultoria de projetos artísticos e de artistas independentes e na curadoria e produção de eventos em galerias, museus, centros e institutos culturais.

Outra oportunidade é a carreira docente. Por sua ampla formação teórica, o profissional estará apto a organizar publicações, livros e catálogos de exposição com legitimidade e respaldo acadêmico.

Já no Curso Superior Tecnológico em Conservação e Restauro - o aluno poderá interferir nas obras de arte e objetos de profundo significado cultural na sociedade para preservá-lo em seu valor artístico, histórico, simbólico e afetivo. Torná-lo um profundo conhecedor da conservação desses bens culturais é a idéia dessa proposta inédita na educação superior brasileira.

O campo de trabalho é amplo e se estende da pesquisa acadêmica ao dia-a-dia em instituições públicas, privadas e órgãos oficiais de preservação do patrimônio como museus, fundações e ONGs.

Com apoio da Secretaria Estadual da Cultura, os cursos, todos matutinos, terão 35 vagas cada um e serão ministrados no campus Marques de Paranaguá, que fica no bairro da Consolação, em São Paulo. Com exceção da disciplina Atelier de Restauro, que será ministrada na Igreja São Cristóvão, sob a coordenação do restaurador Júlio Moraes.

Leia mais: