Público feminino é novo alvo de propagandas de bebidas alcoólicas

Público feminino é novo alvo de propagandas de bebidas alcoólicas

Atualizado em 03/09/2007 às 11:09, por Redação Portal IMPRENSA.

Pesquisa divulgada, na última semana, pela Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) e pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) aponta um resultado, para muitos, surpreendente: não há diferença estatística nas taxas de consumo de cerveja entre homens e mulheres - 62% e 58%, respectivamente. Entre os adolescentes, a mesma tendência de consumo é confirmada: 53% dos garotos declaram tomar cerveja, contra 50% das meninas. Em ambos os casos, a diferença fica por conta apenas da quantidade ingerida, que ainda é maior entre os homens.

Os dados constatados pelo estudo justificam o fato de as mulheres terem se tornado o novo alvo da indústria de bebidas, inclusive, com comerciais de TV pensados exclusivamente para elas. Uma cerveja voltada para mulheres, a Porto (Ambev), acaba de ser lançada e e a velha fórmula sexista agora tem sido usada inversamente: os garçons mais velhos são trocados por um belo jovem, em um bar também cheio de belas garotas.

Segundo informações do jornal Folha de S.Paulo , a tendência de comerciais segmentados e especializados em atingir esse ou aquele nicho já é consagrada no mercado publicitário americano e pode se tornar uma estratégia eficaz no Brasil. Para Marcos Mesquita Coelho, presidente do Sindicato Nacional da Indústria de Cerveja, não teria sentido uma propaganda focada apenas na motivação do homem se a mulher consome a bebida quase na mesma proporção.