Publicitários lançam livro com dicas para consumidores de baixa renda

Publicitários lançam livro com dicas para consumidores de baixa renda

Atualizado em 19/03/2009 às 16:03, por Redação Portal IMPRENSA.

Com cabeça de classe D e bolso de classe C, os emergentes ganham poder de compra. E os publicitários Ricardo Sodré e Renato Meirelles transformaram essa equação em livro, dirigido aos milhares de novos consumidores. Elencaram uma série de dicas, que resultaram em um guia de sobrevivência para emergentes.

Dois publicitários iniciam carreira como escritores, e falam para um público bem dirigido sobre o que mais entendem - consumo de baixa renda. Ricardo Sodré tem passagens pelas maiores agências de publicidade do Brasil, como DPZ, AlmapBBDO, Y&R, TBWA, EURO RSCG e McCann Erickson, e também na AMV BBDO, em Londres, e Renato Meirelles é sócio e diretor de planejamento da Avenida Brasil Comunicação, única agência de propaganda especializada no mercado de baixa renda.

"Um Jeito Fácil de Levar a Vida - O Guia para Enfrentar Situações Novas sem Medo" é, segundo os autores, "a melhor maneira de enfrentar situações novas sem medo é perguntando". O recado é para a classe média, que já soma 20 milhões de pessoas incluídas na economia pelo poder de compra, e passa a ter acesso a novos serviços, mas têm várias dúvidas sobre como usá-los.

Exemplo clássico do "consumidor de primeira viagem" retratado no guia é o usuário que chega ao aeroporto para seu embarque inaugural. E as dificuldades começam ao se deparar com palavras até então desconhecidas, como "check-in", para despachar as malas e pegar o bilhete de embarque.

"Dicas que parecem óbvias para a grande maioria fazem toda diferença para quem vai usar um serviço pela primeira vez", reforça Sodré. Outras palavras, como escala e conexão, além de funções como a dos detectores de metal e os painéis do saguão do aeroporto, onde é possível ver se a partida do avião está no horário, tudo é detalhado no guia.

Quem vê os aeroportos lotados, diariamente, não imagina que milhares de brasileiros nunca viajaram de avião. Nos últimos dois anos, sete milhões de pessoas voaram pela primeira vez. O fato é que esses novos consumidores já "podem" investir em serviços até então inacessíveis. E passam a andar de carro novo, frequentar restaurantes, comprar computadores para uso doméstico, colocar os filhos em escolas particulares, desfrutar de cuidados pessoais, investir em lazer, hospedar-se em hotéis e até poupar.

"Para cada uma dessas novas situações, o guia apresenta dicas, oferece soluções e desvenda caminhos para trilhar esses mundos até então desconhecidos por esse enorme contingente de emergentes que se somam à classe média", explica Meirelles. Todo o trabalho dos autores se baseia em pesquisas que estudam em profundidade hábitos de consumo, influências, motivações, sonhos, barreiras culturais e a mobilidade social nas classes C e D.

Uma dessas pesquisas revela que na hotelaria há hóspedes que não sabem como funciona o consumo do frigobar e muitos desconhecem os cartões que estão substituindo as chaves para abrir as portas dos apartamentos. Outras dúvidas freqüentes ocorrem nos restaurantes, na hora de consultar o menu. Isto porque com o aumento do poder de compra a classe média investe mais em lazer e, aos poucos, vai assimilando esses novos serviços.

Os autores contam que foi justamente com a proposta de facilitar a vida desses consumidores que o guia foi concebido, visando evitar constrangimentos desnecessários e tornar esta nova realidade de milhares de incluídos pelo consumo uma experiência à altura da batalhada conquista de um novo padrão.

Lançamento da Editora Saraiva, o livro tem 146 páginas e custa R$ 14,90. A noite de autógrafos será no dia 24 de março, às 19h30, na livraria Saraiva do Shopping Brascan Century Plaza - Espaço Knoplex, Itaim Bibi, em São Paulo.

Leia mais