Publicidade nos jornais impressos responde por 93% do faturamento do mercado

Um relatório sobre tendências jornalísticas divulgado pela World Association of Newspapers and News Publishers revelou que grande parte da receita publicitária do mercado ainda vem dos impressos.

Atualizado em 14/06/2014 às 15:06, por Redação Portal IMPRENSA.

Segundo o jornal Folha de S.Paulo, apesar de a publicidade digital estar crescendo nos últimos anos, ela corresponde a uma fatia pequena da receita da indústria de jornais no mundo.

Globalmente, 93% do faturamento publicitário ainda são originados das versões impressas, revelou o estudo, que mostrou ainda que cerca de 2,5 bilhões de pessoas consomem notícias no impresso, contra as 800 milhões que usam plataformas digitais.

Crédito:Danúbia Paraizo Jornais impressos correspondem por 93% do faturamento publicitário do mercado O levantamento mostrou que em países em desenvolvimento e onde o acesso à banda larga é restrito, a circulação do impresso tem crescido em relação aos mercados mais desenvolvidos, que tendem a consumir mais notícias no digital. Em 2013, a circulação dos impressos cresceu 2% no mundo em comparação ao ano anterior. Nos últimos cinco anos, no entanto, houve queda de 2%.

A América Latina desponta como região que mais cresceu no consumo de notícias impressas, com alta de 2,56% em 2013. Já a Ásia avançou 1,45%. A América do Norte, em contrapartida, registrou recuo de 5,29%, assim como a Europa (5,20%).

Outro resultado que merece atenção é o aumento da procura por conteúdos digitais pagos. A circulação digital paga cresceu 60% em 2013. "Existe hoje um entendimento crescente do público de que ele recebe pelo que paga, além de um maior interesse pelo pagamento de conteúdo digital", diz Larry Kilman, secretário-geral da entidade.